sexta-feira, 30 de março de 2012

Reciclar óleo de cozinha pode contribuir para diminuir aquecimento global

Óleo de cozinha poderá ser recolhido em quatro postos de gasolina de Niterói



Quatro postos de gasolina em diversos pontos da cidade serão os primeiros a receber óleo de cozinha usado, dentro do projeto Posto Cidadão. O lançamento dessa iniciativa da Prefeitura de Niterói, realizada por intermédio da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, será na sexta-feira, dia 23, às 11h,  no Colina Posto de Serviços Automotivos, na Avenida Francisco da Cruz Nunes, 1065, próximo ao Parque da Colina, em Pendotiba.

O óleo de cozinha usado é um produto de descarte difícil que acaba poluindo o solo ou entupindo as redes de água e esgotos. O material coletado será entregue a recicladores cadastrados na SMARHS. Os postos que primeiro participarão do projeto são: Auto Posto Ingá (Rua Tiradentes, 214 / 220, Ingá); Colina Posto de Serviços Automotivos (Av. Francisco da Cruz Nunes, 1065, em Pendotiba); Glamour Posto de Serviços (Estrada Caetano Monteiro, 3258, Pendotiba) e Lava Rápido Americano (Alameda São Boaventura, 710, Fonseca).
 
Nos pontos de coleta haverá dois galões com capacidade para 50 litros de óleo, cada, além de um recipiente para os vasilhames usados pela população para levar o óleo para doação. Os vasilhames também serão encaminhados para reciclagem. Óleo de cozinha usado serve de matéria-prima para a produção de biodiesel.Os recursos advindos da comercialização das doações serão investidos em ações ambientais na cidade, principalmente na expansão do próprio Projeto.
 

São parceiros da Prefeitura nessa iniciativa o Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro e a concessionária  Águas de Niterói.

Um comentário:

  1. Ae Sergio, gostei do post. Eh uma iniciativa que faz a diferença! Vou começar a reciclar o óleo aqui de casa no posto do ingá.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário